Boletim Informativo – Abril 2016

Foi realizada no dia 09 de abril de 2016, a 17ª Reunião da Diretoria da CBK – Gestão 2014-2017, tendo sido discutidos os seguintes assuntos:

1º Seminário Internacional de Iaido e Jodo
A CBK juntamente com a CLAK receberam várias correspondências parabenizando pela realização do 1º Seminário Internacional de Iaido e Jodo em São Paulo. Recebemos elogios e agradecimentos de todos os professores instrutores, assim como das demais Confederações participantes. Tivemos a participação de: 06 professores estrangeiros de 7º Dan de iado, 104 alunos vindos de 08 países da América Latina, sendo 91 candidatos à promoção de Dan. Durante o evento, a CLAK outorgou aos senseis Shozo Kato (EUA – 7º Dan de Iaido / 8º Dan Kyoshi de Kendo) e Toshihiko Tsutsumi (Brasil – 6º Dan de Iaido / 5º Dan de Kendo) o título de GRANDE BENEMÉRITO em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do Kendo na América Latina.

Seminário de Kitamoto 2016
A CBK recebeu da FIK o nome dos candidatos selecionados para participarem no Seminário para Instrutores em Kitamoto no Japão. São eles: 1. Mario Augusto da Cunha Flores (AKIPA – Associação de Kendo e Iaido de Porto Alegre); 2. Eduardo Luna Mendes (Associação Cuiabá de Kendo).

Reforma do Estatuto
A CBK irá convocar todas as entidades a participarem da AGE para votação da Alteração do Estatuto da CBK. A data prevista para votação é dia 26 de agosto de 2016, em local e hora a ser definida.

60º Premio Paulista de Esportes
A CBK está definindo o nome da personalidade do ano 2015 do kendo no Brasil, para ser homenageado no 60º Premio Paulista de Esportes. O nome do escolhido será divulgado no próximo informativo.

Campeonato Brasileiro Adulto de 2016
Ficaram confirmadas as datas para realização do Campeonato Brasileiro Adulto de 2016, os dias do evento serão: 26, 27 e 28 de agosto, no estado de SP, os locais do evento serão divulgados posteriormente.

Campeonato Latino Americano de Kendo 2016
A CBK recebeu o convite da CLAK para participação no 5º Campeonato Latino Americano de Kendo, que será realizado de 24 a 27 de novembro deste ano em Viña del Mar no Chile. Até a data limite de 31 de agosto, cada país poderá inscrever:

  •  Individual Adulto (17 anos e acima) – até 15 atletas masculinos e 10 atletas femininas;
  •  Equipe Adulto – 01 equipe masculina e 01 equipe feminina compostas com até 06 atletas (05 titulares + 01 reserva) escolhidos entre os inscritos para a disputa individual;
  •  Individual Juvenil (13 a 16 anos) – até 05 atletas masculinos e 05 atletas femininas;
  • Individual Master (50 anos e acima, mínimo 1º Dan) – sem limite de inscrições;
  • Torneio da Amizade Individual entre Países da América Latina e de outras regiões (EUA, Canadá, Hawai e Nova Zelândia) – até 03 atletas masculinos adulto e 03 atletas femininas adulto a serem escolhidos entre os inscritos para a disputa individual. Ficou definido que o Prof. Roberto Yoshiyuki Someya será o Coordenador Geral da Seleção Brasileira de Kendo e ficará encarregado de indicar os membros para Comissão Técnica. Em breve serão divulgados a todas as entidades filiadas a CBK, o cronograma de treinos e os critérios de seleção dos atletas que poderão participar do Campeonato Latino Americano.

Acordo com a Universidade de Tsukuba:
A CBK firmou acordo com a Universidade de Tsukuba para vinda de 01 professor de kendo ao Brasil; a data e o tempo de estadia ainda não foram definidos.

JICA patrocina vinda de professor de kendo ao Brasil
A JICA enviará 01 professor de Kendo e Iaido ao Brasil, para incentivo da arte no Brasil. No primeiro momento ele ficará sediado em SP e deve iniciar as atividades ainda este ano.

Introdução do BOKUTO-NI YORU KENDO KIHON-WAZA KEIKO-HO nos exames para obtenção do 1º KYU de kendo.
A partir deste ano, não será mais exigido a execução do Nippon Kendo Kata para exame de 1º kyu de kendo. Até está data os candidatos executavam o Nippon Kendo Kata (1º e 2º movimento), mas a partir do próximo exame será exigido o Bokuto-ni Yoru Kendo Kihon-waza Keiko-ho. Esta alteração acontecerá de forma gradual e ocorrerá da seguinte forma:

  • Para o exame a ser realizado em agosto de 2016, todos os candidatos deverão executar os 03 primeiros movimentos do kendo kihon-waza (kihon 1 ao kihon 3), além do exame prático;
  • Para o exame a ser realizado no 1º semestre de 2017, todos os candidatos deverão executar os 06 primeiros movimentos kendo kihon-waza (kihon 1 ao kihon 6), além do exame prático;
  • A partir do exame realizado no 2º semestre de 2017, todos os candidatos deverão executar todos os movimentos do kendo kihon-waza (kihon 1 ao kihon 9), além do exame prático.
  • Para os demais Dan (1º ao 7º Dan), ficam mantidos os mesmos katas do Nippon Kendo Kata.

Aula de Iaido
O Prof. Silvio Yoshikawa, 5º dan de Iaido e kendo, começou a lecionar Iaido na academia do sensei Willian Tavares (karate) Shimbu Kan – Santo André

Datas confirmadas dos eventos para 2016
01 de maio – Campeonato de Suzano – SP

22 de maio – Campeonato do Mie – SP

17 de Julho – Campeonato Paulista por Equipe – SP

26, 27 e 28 de agosto – Campeonato Brasileiro para Adultos Graduados – SP

Jony H H Sugo Diretor e Secretário