Jodo

Jodo

O Jo, nas medidas de bastão curto, é uma criação totalmente japonesa. Não guarda nenhuma relação com o bastão longo oriundo da China. Conta uma lenda que o espadachim Muso Gon´nosuke desafiou o grande espadachim Miyamoto Musashi. Nesse combate, ele foi derrotado por Musashi, que lhe poupou a vida. Desolado, Muso Gon´nosuke restirou-se para as montanhas em meditação. A partir de uma visão recebida em sonhos, desenvolveu as técnicas do jo (bastão curto). Devido à sua característica física, o jo permite um manuseio fácil e uma grande variação de movimentos contra os ataques da espada, podendo estocar como a lança, dar pancada como a espada e ser arremessado como uma foice, sem que, necessariamente, provoque a morte do adversário.

No começo do século XX, Shimizu Takaji-sensei mudou o nome de Jojutsu para Jodo, desenvolvendo os 12 kihon (movimentos básicos). Shimizu Takaji foi o fundador da Federação Internacional de Jodo (International Jodo Federation – IJF) e o responsável pela divulgação do Jodo fora do Japão, o Jodo hoje faz parte do treinamento da Polícia Metropolitana e do Corpo de Bombeiros do Japão.

A prática do Jodo

Devido ao seu curto comprimento, o Jo permitia o combate mais próximo do oponente, coisa que o Bo não tornava possível. Sua facilidade de manejo mais perto do adversário passou a ser evidente. Um motivo que impulsionou a difusão do Jo é que com ele se podia combater, golpeando zonas não vitais para vencer o oponente sem que este sofresse danos mortais. Aliás, foi uma das poucas artes marciais não proibidas pelas tropas de ocupação depois que o Japão perdeu a guerra.
Atualmente o Jodo possui essencialmente duas ramificações:
Uma é o Seitei Jodo, que é regulamentado pela International Kendo Federation (FIK) em conjunto com a prática do kendo e do iaido. Seitei Jodo inicia com 12 kata, mas posteriormente o praticante deve continuar seu desenvolvimento com o estudo dos koryu. No Brasil a Confederação Brasileira de Kendo é a representante da FIK.
A outra é o estudo direto dos koryu, mas incorporando outras artes e armas.