BOLETIM INFORMATIVO – JANEIRO 2021

18º WKC

A CBK recebeu o oficio da FIK informando o CANCELAMENTO do 18º Campeonato Mundial de Kendo, que seria realizado em maio deste ano em Paris – França.

Os motivos do cancelamento foram:

a) situação econômica da Federação Francesa de Kendo, que sofreu redução nas receitas e apoiadores;

b) venda do ginásio, onde seria realizado o mundial, impossibilitando a procura de outro local em tempo hábil.

A FIK estuda as novas condições e possibilidade de realização do 19º WKC, até o momento nenhum país ainda se candidatou.

Reunião geral com as federações e academias filiadas

A CBK promoveu uma reunião virtual com todas as federações e academias filiadas no dia 28/01/2021, para ouvir das academias sobre a situação da saúde em seus estados e a situação das academias, entre outros assuntos.

– Atualmente 95% das academias estão fechadas, sem atividades presenciais, mas todas as academias estão provendo treinos virtuais com seus alunos a fim de motivá-los e
preparando-os para o retorno.

– Foi discutido a realização de treinos de “Iaido virtual”, assim como são feitos os treinos de kendo, e foi decidido que os treinos serão realizados pelo mesmo canal “ZOOM”, sob a orientação do Tsutsumi sensei, Vice Presidente de Iaido.

– A CBK recebeu das academias as inscrições de seus atletas e constatou que houve uma queda de 12% nas filiações. A CBK imaginava que esse número seria maior, mas com a ajuda e apoio dos responsáveis das academias esse número foi pequeno.

– O sensei Alberto Victor de Vitoria, levantou a possibilidade de importação de equipamentos usados de kendo do Japão, sem o pagamento de impostos e taxas. Existe legislação para isso, mas nunca foi tentado ou questionado esta possibilidade junto aos devidos órgãos.

– A CBK informou que NÃO pretende realizar nenhuma atividade presencial no primeiro semestre de 2021, e aguarda a situação da pandemia se estabilizar em todos os estados para poder estudar o retorno para o segundo semestre.

– Em breve teremos o lançamento da Revista Kendo Brasil, sob a coordenação do sensei Eduardo Luna (MT), a revista está em fase final de edição.

Calendário de eventos 2021

Continuaremos com os eventos virtuais (treinos e seminários).

1º semestre – NÃO TEREMOS EVENTOS PRESENCIAIS

2º semestre – Em Aberto