Regulamento – Exame de Graduação de Iaido (Rev. – Junho/2018)

REGULAMENTO

(Rev. – Junho/2018)

I – DOS CANDIDATOS AO EXAME DE GRADUAÇÃO – IAIDO

1.1. Inscrições – Poderão participar do Exame de Graduação de Iaido todos aqueles filiados a federações e associações reconhecidas pela CBK que tenham sido filiados por suas respectivas academias / associações até 30 dias antes da realização do exame e que cumpram os requisitos abaixo estabelecidos:

1º. Kyu Ser praticante regular de treinos e que tenha a idade mínima de 12 anos na data de realização do exame.
1º. Dan Ter cumprido 6 meses de carência após a obtenção do 1º Kyu e que tenha a idade mínima de 13 anos na data de realização do exame.
2º. Dan Ter cumprido 1 ano de carência após a obtenção do 1º Dan.
3º. Dan Ter cumprido 2 anos de carência após a obtenção do 2º Dan.
4º. Dan(ref.) Ter cumprido 3 anos de carência após a obtenção do 3º Dan.
5º. Dan(ref) Ter cumprido 4 anos de carência após a obtenção do 4º Dan.

1.1.1   Inscrição de Atletas Estrangeiros Não Filiados à CBK: Serão permitidas as inscrições de atletas estrangeiros não filiados à CBK, desde que sejam filiados de federações de países filiados à CLAK ou à FIK e que, no momento de sua inscrição, apresentem os seguintes documentos:

  1. Cópia do seu passaporte válido;
  2. Cópia do certificado de sua graduação atual, emitido e registrado em entidades filiadas à CLAK ou à FIK; e
  3. Carta do Presidente da federação de seu país, certificando a filiação do candidato à essa federação e autorizando o candidato a realizar o exame de graduação no Brasil.

1.1.2   Filiação de Atletas Aspirantes: O atleta aspirante candidato ao exame de 1º Kyu poderá ser filiado à CBK no momento de sua inscrição no exame.

1.2 Forma de Inscrição – As inscrições dos candidatos deverão ser efetuadas conforme as instruções constantes na Carta Convite da CBK.

1.3 Dia e Horário dos Exames – Os exames serão realizados no dia, horários e local informados na Carta Convite da CBK.

1.4 Confirmação de Inscrição – Todos os candidatos deverão se apresentar pessoalmente à mesa coordenadora, no dia do exame para confirmação de sua inscrição no horário informado na Carta Convite. Aqueles que não se apresentarem nesse horário, ficarão impedidos de prestar o exame.

II – Do EXAME DE IAIDO

2.1     Exame Prático: Todos os candidatos deverão realizar 5 katas de Seitei Iai a serem determinados no dia do exame.

2.2     Exame Teórico: Todos os candidatos que passarem no Exame Prático, com exceção daqueles que prestaram para 1º. Kyu, farão o Exame Teórico que consistirá em responder a uma ou mais das 12 questões constantes no Anexo 1 deste regulamento, conforme abaixo:

Graduação Questões
1º Dan Uma ou mais dentre as questões 1 a 3.
2º Dan Uma ou mais dentre as questões 1 a 7.
3º Dan Uma ou mais dentre as questões 1 a 14.

2.3. – Atestado: O representante de cada academia que tiver candidato(s) que necessite(m) fazer a apresentação do exame “EM PÉ”, deverá enviar carta para a organização do campeonato com 15 dias de antecedência, justificando o motivo.

III – DA BANCA EXAMINADORA E DA APROVAÇÃO NOS EXAMES

3.1     Exame de Iaido: as composições da banca examinadora e os requisitos para a aprovação serão:

Exame Banca Examinadora Requisito para Aprovação
1º Kyu 5 examinadores com graduação igual ou acima de 3º. Dan. Aprovação de no mínimo 3 examinadores.
1º Dan 5 examinadores com graduação igual ou acima de 4º. Dan. Aprovação de no mínimo 3 examinadores.
2º a 3º Dan 5 examinadores com graduação igual ou acima de 5º. Dan. Aprovação de no mínimo 3 examinadores.

 

IV – DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO E DE REGISTRO

4.1     Os valores das taxas de inscrição para o exame e de registro do certificado de graduação serão especificados na Carta Convite.

V – DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO E DE REGISTRO

5.1     Pagamento da Taxa de Inscrição: A data limite para o pagamento da taxa de inscrição para o exame de graduação será indicada na Carta Convite e o pagamento deverá ser sempre efetuado pela Academia / Associação, nunca diretamente pelos candidatos, mediante depósito na conta corrente da CBK, devendo ser observado que:

  • Na data do exame de graduação NÃO serão aceitas inscrições ou pagamento do valor do Exame.
  • A falta do depósito pela Academia / Associação na data limite impedirá o atleta de prestar o exame de graduação.
  • Não será restituída a Taxa de Inscrição de Exame, caso o candidato não compareça ou desista de prestar a graduação.

5.2     Pagamento da Taxa de Registro do Certificado de Graduação: O pagamento da taxa de registro do Certificado de Graduação deverá ser efetuado da seguinte forma:

  • Para os candidatos aos exames de 1º Kyu e 1º Dan: juntamente com a taxa de inscrição para o exame, pela academia / associação; se o candidato for reprovado no exame, o valor da Taxa de Registro será reembolsado ao candidato pela CBK.
  • Para os candidatos aprovados nos exames de 2º Dan e Acima: na data de realização do exame, diretamente à mesa organizadora da CBK, quando esta chamar os candidatos para a entrega dos certificados, devendo ser observado que:
    • O pagamento poderá ser realizado em cheque ou dinheiro, devendo o candidato levar o valor correto da taxa de registro se for em dinheiro.
    • O Certificado de Graduação não será entregue para o candidato aprovado que não efetuar o pagamento da taxa de registro e ficará retido na CBK até que o pagamento seja efetuado, devendo o candidato arcar com os custos de entrega do certificado, se houver.

VI – DA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE GRADUAÇÃO NO EXTERIOR

6.1     Inscrição em Exames no Exterior: Todo o atleta filiado à CBK que queira realizar exames de graduação no exterior deverá solicitar a autorização formal do Presidente da CBK previamente à realização desse exame, sob pena de que o certificado de graduação que venha a obter nesse exame não seja válido para registro na CBK.

6.2     Registro de Certificados de Graduação obtidos no Exterior: Todo o atleta filiado à CBK que tenha obtido um certificado de graduação no exterior deverá apresentar o certificado para o seu registro na CBK, sem o qual a sua validade não será reconhecida pela CBK.

6.2.1   – O registro na CBK de certificados de graduação obtidos no exterior está sujeito ao pagamento da taxa de registro cobrada nos exames realizados no país, exceto quando o certificado for obtido em exames de graduação promovidos pela CLAK e em exames que a CBK não realiza no País, casos em que a CBK irá realizar o registro sem a cobrança da taxa.

VII – Do Regulamento

7.1     O Regulamento estará disponível no site da CBK (www.cbkendo.esp.br) e/ou na sua página no Facebook.

7.2     As alterações nas regras do Regulamento, caso venham e existir, serão informadas por ocasião do encaminhamento da Carta Convite para os exames aqui tratados.

7.3     Caberá exclusivamente à Diretoria da CBK dirimir dúvidas sobre este regulamento e deliberar sobre quaisquer questões aqui não previstas.